Blog

Manaus fica entre as Top 10 cidades do Dia Mundial da Criatividade

Prêmio TOP 10 – WCD2024 anunciou os municípios mais bem sucedidos do World Creativity Day

Manaus – Manaus ficou entre as dez cidades mais bem sucedidas na realização do World Creativity Day 2024 (Dia Mundial da Criatividade). O resultado foi divulgado em cerimônia de anúncio do Prêmio TOP 10 – WCD2024.

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de abril, simultaneamente, em 55 cidades. Em Manaus, a adesão voluntária de anfitriões e participantes renderam à cidade um lugar entre as 10 com as experiências mais bem sucedidas.

Trata-se também de uma prova de que o potencial da capital do Amazonas para a Economia Criativa é uma realidade viva e ativa, de acordo com Beto Contartesi, líder do World Creativity Day em Manaus. Foram nove locais diferentes anfitrionando as ações do World Creativity Day em Manaus.

Empresas como hotéis, estabelecimentos culturais, estabelecimentos de entretenimento, de educação e de serviços se mobilizaram para receber as mais de 70 atividades que o World Creativity Day (WCD) realizou na edição 2024 em Manaus. Tudo de maneira voluntária.

As atividades do Dia Mundial da Criatividade em Manaus foram realizadas no Espaço Cultural Casarão de Ideias, Mercure Hotel Manaus, Senac Amazonas, Uninorte (Campus Djalma Batista), Abaré Central, eSpace Gamming & Escola Tech, Reciprolab Colaborativa e Anta.Gonista.

Imagens – Valendo Economia Criativa da Amazônia

A avaliação que chegou ao Top 10 de participantes do Dia Mundial da Criatividade levou em consideração aspectos como destaque na mobilização pública, quantidade de voluntários na adesão, a apresentação de novos protagonistas e lideranças criativas na cidade e a contemplação do tema do evento este ano: Inteligências Plurais.

“A participação da Manaus no World Creativity Day 2024 foi decisiva para tornar o maior festival colaborativo de criatividade ainda mais significativo, conectando as potencialidades da capital amazonense ao movimento global”, afirma Luiz Serafim, Diretor Executivo da World Creativity Day.

“Da mesma forma, vibramos com os impactos gerados em Manaus, entre os 10 melhores festivais do ano, com atividades que promoveram a economia criativa e ativaram o ecossistema local, permitindo visualizar mais resultados na edição 2025”, diz Serafim.

Além de Manaus, figuram na lista do Top 10 Palmas (TO), Aracaju (SE), Timbó (SC), São José do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS), Lavras (MG), Paragominas (PA), Pelotas (RS) e Camaçari (BA).

Imagens – Valendo Economia Criativa da Amazônia

Integração

Líder do World Creativity Day em Manaus, Beto Contartesi afirma que a cidade finalmente se integrou à rede nacional e internacional da economia criativa. “Temos a oportunidade de potencializar os ativos da Amazônia para o Brasil e para o mundo de forma definitiva, transparente e com valor agregado através da Economia Criativa”, declara.

Para Contartesi, trata-se de uma oportunidade inédita. “A oportunidade estruturada da melhor imagem e ativos da Amazônia chegou, devemos fazer nossa parte e construir, de forma sólida e séria, caminhos para que, já em uma década, apresentemos uma nova matriz econômica sustentável para o Amazonas e para toda Amazônia Brasileira”, diz.

O líder do World Creativity Day em Manaus avalia que é fundamental a adesão dos setores públicos e privados na construção e desenvolvimento de polos setoriais e investimento em educação sobre o tema economia criativa para criação de cadeias produtivas que gerem emprego, renda e arrecadação pública.

“Em resultados práticos, mostramos que a cidade de Manaus reúne todas as condições para ser uma importante e fundamental produtora de economia criativa no Brasil. A hora é agora”, conclui Contartesi.

Fonte: Valendo Economia Criativa da Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *