Blog

Conheça o mod do game Flight Simulator que monitora desmatamento na Amazônia

Flying Guardians permite que jogadores identifiquem ocorrências de ameaça à floresta amazônica

O garimpo ilegal devastou uma área de 1409,3 hectares em 2023 nas terras indígenas Yanomami, Kayapó e Munduruku, o equivalente ao desmate de quatro campos de futebol por dia, de acordo com estudo feito pelo Greenpeace Brasil. Mas, não há melhor maneira de retratar a importância do impacto dessa atividade criminosa do que mostrá-la, e com isso, a instituição criou o Flying Guardians, uma iniciativa que usa o Flight Simulator para mostrar incidentes reais de mineração ilegal e desmatamento.

O mod usa imagens de satélite da Planet Labs PBC, empresa líder mundial no segmento, para trocar os mapas do jogo por dados atualizados que mostram possíveis locais de incidentes de desmatamento na floresta amazônica, especificamente nas terras Munduruku e Yanomami. Assim, é possível que os jogadores monitorem a Amazônia, na vida real, sem sair de casa.

Além disso, o mod também traz informações contextuais sobre essas terras, visando a conscientização ambiental e mostrando que jogos podem ser utilizados como ferramenta educacional em defesa do meio ambiente.

As customizações no simulador de voo também incluem opções de aeronaves do Greenpeace, comumente utilizadas em ações de proteção ambiental. Há ainda uma torre de comando para informar coordenadas geográficas sobre as terras indígenas Munduruku e Yanomami, e comandos para assinar o abaixo-assinado Amazônia Livre de Garimpo. Tudo sem sair do jogo.

“Com velocidade, tecnologia e adaptabilidade em sua essência, essa iniciativa preenche a lacuna entre o desejo da nova geração de fazer a diferença, o mundo dos games e a tecnologia dos satélites”, diz Ricardo Guerra, Diretor da Planet na América Latina. “Atendendo às necessidades urgentes do meio ambiente, estamos orgulhosos de ver a Planet liderando projetos inovadores e apoiando o Greenpeace. Esta iniciativa que estreia no Brasil possui imenso potencial para expansão global”.

O mod está disponível gratuitamente no site oficial do Flying Guardians, onde também é possível obter mais informações sobre a ação. Vale lembrar que para ver a ação do Flying Guardians e os mapas incluídos pelo mod no game, é necessário possuir Flight Simulator em sua biblioteca de PC para conseguir acessar o conteúdo.

Fonte: The Enemy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *