Blog

Capital apresenta sistemas digitais voltados à saúde em webinário de cidades inteligentes

A Prefeitura de Manaus apresentou sistemas digitais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para aprimoramento dos serviços da atenção primária, no “Webinar das Cidades Digitais do Estado do Amazonas”, realizado na manhã desta terça-feira, 28/11. O encontro on-line, realizado pela Rede Cidade Digital, reuniu gestores, servidores públicos e especialistas em torno do compartilhamento de informações e soluções inteligentes para a modernização da gestão pública e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.

Tendo como tema “Cidades Inteligentes: como as prefeituras buscam a transformação digital para melhorar os serviços ao cidadão”, o webinário teve a participação do diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Semsa, Saymon Erickson. Ele apresentou alguns dos recursos digitais desenvolvidos pela pasta para otimizar os serviços da atenção básica e facilitar a vida da população, como o Sistema Municipal de Vacinação (SMV) e o gerador de formulários Semsa Forms.

“São recursos que se enquadram no conceito de cidades inteligentes, utilizando a tecnologia para agilizar e tornar os serviços mais acessíveis ao público. A Semsa pôde mostrar, nesse encontro, que está sintonizada e já tem soluções dentro dessa proposta”, afirmou.

Soluções

Uma das soluções digitais da Semsa apresentadas por Saymon foi o Telessaúde, desenvolvido inicialmente para monitoramento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, e hoje estendido a áreas como tuberculose e vacinação infantil. Outras foram os recursos voltados à gestão da vacinação contra a Covid, entre eles o SMV e o certificado municipal de vacinação. Os sistemas, ele apontou, ofertam tanto o apoio à gestão como facilitam o acesso da população a serviços.

“A pessoa que quer ter o seu certificado municipal de vacinação, por exemplo, não precisa ir a uma unidade de saúde, basta entrar no site da Semsa para obter o documento”, assinalou.

Outra aplicação da Semsa destacada no webinário, o Semsa Forms, permite aos profissionais da rede municipal gerar formulários para avaliação e coleta de dados relacionados à saúde. “O diferencial da ferramenta da Semsa é o tratamento e cuidado das informações dos usuários, que atende inteiramente à Lei Geral de Proteção de Dados”, disse o diretor.

Saymon ainda citou que outros recursos estão sendo planejados pela Semsa para apoio a processos e serviços da saúde básica, a exemplo do uso de recursos de geolocalização e Inteligência Artificial (IA) para ações de controle. “A ideia dessas ferramentas é facilitar o trabalho da gestão e o dia a dia do cidadão, para que tenhamos um impacto mais positivo no atendimento de saúde no município de Manaus”, enfatizou.

Além de Saymon, participaram do webinar a gerente da Rede Cidade Digital (RCD), Sharlene Sarti; o coordenador-geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos no Ministério das Comunicações, David Penha; o secretário municipal de Comunicação de Maués, Rosalvo Soares Filho; e o secretário municipal de Administração de Parintins, Ednilson Albuquerque. A apresentação foi de Valdireni Alves, diretora da S. Clara Comunicação, parceira da RCD

Encontros

O “Webinar das Cidades Digitais do Estado do Amazonas” faz parte da série de encontros on-line WebinarRCD, promovida pela RCD como forma de levar conhecimento sobre como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TI&C) no aprimoramento dos serviços públicos nos municípios.

A proposta da rede é colocar a tecnologia, cada vez mais, como essencial para o monitoramento e acessibilidade dos serviços municipais prestados. Desde o início da pandemia de Covid-19, o WebinarRCD já reuniu mais de 2.300 prefeituras, em 22 Estados brasileiros.

Fonte: Portal Marcos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *