Blog

Cannes revela homenageado de 2024

A organização do Festival Internacional de Criatividade de Cannes acaba de anunciar que Jacques Séguéla irá receber o Lion of St. Mark deste ano. A premiação é um reconhecimento do festival pelo serviço à criatividade durante toda a carreira.

Com mais de 60 anos de carreira, Séguéla produziu trabalhos para marcas como Air France, Apple, Carrefour, Citroën, Louis Vuitton e Microsoft, bem como campanhas políticas, além de ter escrito livros sobre publicidade.

Aos 25 anos, Séguéla iniciou a carreira em Farmácia. Logo mudou de rumo, fez a primeira volta ao mundo em um carro francês e escreveu seu primeiro livro, “La Terre En Rond”, que vendeu 150 mil exemplares. Após uma breve carreira como jornalista, uniu forças com Bernard Roux e lançou a agência Roux Séguéla. Na sequência, Alain Cayzac e depois Jean-Michel Goudard juntaram-se à operação, dando origem à RSCG, que se tornou Euro RSCG.

“Jacques Séguéla completou 90 anos este ano e ainda vai ao escritório todos os dias para trabalhar em campanhas para seus clientes. Sei que a palavra é usada em demasia, mas Jacques é um ícone. Ele é ousado, apaixonado e criativo – e tudo com um tremendo senso de cordialidade e humor”, observa Philip Thomas, presidente do Lions.

“Depois de 60 anos de festivais, tenho visto esta indústria evoluir a cada década, mas uma coisa nunca mudou: a publicidade é, foi e sempre será uma questão de ter um ideia. Tive a grande honra de trabalhar a vida toda não para vender produtos, mas para eternizar marcas e adoro isso. Estou incrivelmente emocionado por ser reconhecido com este prêmio e partilho-o com todos os meus colegas criativos que apoiam as suas ideias, escolhem o otimismo e dão às marcas a única coisa que as manterá vivas – uma alma”, declara Séguéla.

Em 2023, Susan Hoffman, CCO da Wieden+Kennedy, recebeu o Lion of St. Mark (leia aqui).

Em anos anteriores, foram homenageados com o Lion of St. Mark nomes como Colleen DeCourcy, que em 2022 deixou o cargo de chief creative officer global e presidente da Wieden+Kennedy e se aposentou da publicidade (aqui); Mary Wells Lawrence, fundadora da agência Wells Rich Greene; Jeff Goodby e Rich Silverstein, fundadores da Goodby Silverstein & Partners (leia aqui); os irmãos Piyush e Prassoon Pandey, respectivamente chairman executivo e diretor de criação da Ogilvy South Asia e diretor de cena; David Droga, fundador da Droga5 (leia aqui).

Em 2016, o brasileiro Marcello Serpa recebeu o troféu (aqui). No ano anterior, Bob Greenberg foi o escolhido (aqui).

Também já foram homenageados em anos anteriores Joe Pytka, Lee Clow, Dan Wieden e John Hegarty, entre outros.

A cobertura do Cannes Lions 2024 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Corazon Filmes e Unblock Coffee.

Fonte: Clube de Criação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *